quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conceito e Histórico da acupuntura - By Adriana Guedes

Quem for utilizar parte do texto favor indicar referência.
Quem pretender utilizar o texto todo favor entrar em contato comigo (apguedes@usp.br).


Pressupõe-se que a acupuntura seja antecedente a era de Cristo, mas seu início ninguém sabe ao certo, possivelmente foi criada por povos do Extremo Oriente e estes eram habitantes do antigo Império do Meio.

Na década de 80 a OMS fez um levantamento grande a respeito da medicina chinesa, onde seus colaboradores estudaram por quase uma década. No ano de 1991 a Medicina Tradicional Chinesa, bem como a acupuntura passou a ser altamente recomendada pela OMS.

A acupuntura é uma ciência temporal, pois atravessa o horizonte da antiguidade á posterioridade e sua história coincide com a história da medicina chinesa e, portanto, com o mito de Panku.

O mito de Panku conta que a criação do mundo não terminou até que P'an Ku morreu. Somente sua morte pôde aperfeiçoar o Universo: de seu crânio surgiu à abóbada do firmamento, e de sua pele a terra que cobre os campos; de seus ossos vieram às pedras, de seu sangue, os rios e os oceanos; de seu cabelo veio toda a vegetação. Sua respiração se transformou em vento, sua voz em trovão; seu olho direito se transformou na lua, seu olho esquerdo, no Sol. De sua saliva e suor veia a chuva. E dos vermes que cobriam seu corpo surgiu à humanidade (mito chinês - século III).

Entretanto há muitas outras lendas além do mito de Panku que tentam explicar como foi descoberta a acupuntura, uma dessas lendas versa sobre um guerreiro que teria sido flechado no calcanhar exatamente no ponto B60 relacionado a dor, outra lenda diz que sensitivos teriam recebido mensagens e a partir daí eles descrevem essas mensagens como os pontos conhecidos da acupuntura. O fato é que ninguém sabe ao certo com nasceu à acupuntura.

Uma outra história conta que um mestre taoísta chamado Ki Pa (Qi Po) escrevesse e colocasse em um livro seus conhecimentos, tudo o que Qi Po sabia a respeito da asaúde do homem, e assim o mestre o fez. O livro escrito por Qi Po recebeu o nomde de Nei King ( tratado de medicina interna), esse tratado divide-se em duas partes o Souen e o Ling Shu. O Souen refere-se a parte prática da medicina tradicional chinesa enquanto que o Ling Shu refere-se a parte teórica.

O nome acupuntura - Acus-agulha e punctura-picada -surgem com os Jesuítas no século XVII. Os Jesuítas ao chegar no país do meio da China se impressionaram com o poder de cura das agulhas contra a cólera.

Em 1901 o cônsul francês, George Soulié de Morant, chegou na China para saber a história da acupuntura e acabou trazendo-a para o ocidente e em 1939 resolveu escrever um resumo da verdadeira arte de curar, o livro ficou conhecido como Traité de Acupunctura e este descreve a teoria e métodos que são utilizados pela medicina tradicional chinesa.



Em 1962 Niboyet estudou histologicamente os pontos de acupuntura e descreveu a analgesia, tentando trazer explicações de como funciona a acupuntura a luz do entendimento ocidental.

Em 1950 Frederic Spaeth traz a acupuntura para o Brasil e em 1961 foi fundada a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

Em 1972 o ministério do trabalho reconhece a acupuntura como profissão, e em 1977 o Código Brasileiro de Ocupações – CBO descreve como um dos profissionais da acupuntura o psicólogo acupunturista.

Em 2002 o senador Geraldo Althoff, um médico do PFL propõe um projeto de lei conhecido como o ato Médico o PLS nº 25/ 02, com o objetivo de regulamentar os atos médicos - proposta que hoje segue desrespeitando todas as demais profissões da área da saúde no Brasil - psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em Radiologia, fonoaudiólogos e assistentes sociais, mais de 5 milhões de profissionais e estudantes brasileiros - e em defesa dos profissionais de saúde seus conselhos se posicionam contra o ato médico. Um dos exemplos é o recurso complementar do trabalho do psicólogo elaborado em 2002 defendendo seu direito em trabalhar com a acupuntura. Outras profissões também elaboraram artigos e/ou resoluções da mesma espécie que o conselho federal de psicologia tentando garantir aos seus profissionais o direito de trabalhar com a acupuntura. O que resultará do ato médico ainda não se sabe.

2 comentários:

  1. A Acumputura nao deveria ser aceita no meio cristao, pois e algo perigoso e ligado a mediunidade chinesa ate que que se prove o contrario.Se nao,forbiblico , no minimo e perigoso.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá! Primeiro acupuntura não tem m antes do p, escreve-se a-cu-pun-tu-ra. Ok?
    A cultura oriental nem toda é cristã, pois não foi cristo o único mensageiro de Deus nesse mundo, que é muito grande. Como sempre digo, o mundo tem muitas janelas e não é só a nossa janela de mundo que há sabedoria :)
    Entretanto, já vou dizendo mediunidade nada tem haver com acupuntura, porém a espiritualidade sim. Dessa forma recomendo que você amplie seus horizontes estudando mais, lendo muito, mas muito mesmo, pois você está confundindo conceitos. Abraços, Adriana Guedes

    ResponderExcluir